Os Comparsas de Motoboy Motoca

Isadora Fraenkel (19), Rachel Mota Rodrigues (23), Selma Ferreira Queiroz (18), Elisângela Francisco da Silva (21), Patrícia Gonçalves Marinho (24), Rosa Alves Neta (21) — seis entre as dez (ou mais) vítimas de Motoboy Motoca, o assassino serial do Parque do Estado.

Em casos como este, de crimes bestiais e racionalmente inexplicáveis, o primeiro ímpeto, quer do mais rude, quer do mais esclarecido cidadão, é encontrar prováveis culpados.

Fama e Fortuna — eis o binômio mais freqüentemente apontado, pela mídia e pelo público, como pivô do genocídio das morenas de cabelos encaracolados.

Embora inicialmente aplicado a Motoboy — que, segundo consta, buscava a notoriedade das capas dos principais semanários —, estendeu-se também às moças por ele imoladas.

Tudo por Dinheiro

Dramaticamente, para a nossa constatação, as pessoas continuam "topando tudo por dinheiro". Em especial as moçoilas que estão entregando o que têm e o que não têm por uma "glamourosa" carreira de modelo, atriz ou socialite.

Mundo de Caras e Bocas

Bem-vindo à ditadura universal da Imagem, em que aparência conta infinitamente mais do que sapiência.

Se quiser aqui subviver, dance a dança do consumismo infindável, e renda-se ao desejo de que a vida se transforme num eterno "Mundo de Caras".

O Inimigo

Se quiser, no entanto, salvar-se, converta-se à cristandade evangélico-fanática — e impute toda a culpa, todo o infortúnio e toda a dor ao "inimigo" de Deus declarado: o anjo desterrado, cujo nome não se ousa invocar.

Como a ex-namorada de Motoca, brade "Foi o inimigo!" — sempre que obra e autor não conseguirem um ao outro justificar.

Passado Róseo

Caso te sentem no banco dos réus, jogue a culpa no passado: numa tia que, na infância, usava seus seios fartos pra te sufocar. Conclua que, por mordiscar-lhe os bicos róseos, foi crescendo em você a vontade incontrolável de comer, mastigar, canibalizar, matar.

Advogado de Defesa

Se te couber o papel de defendente do eminente facínora, convença-o a assumir a autoria de todas as suas inomináveis atrocidades. Aconselhe-o a alegar demência, psicopatia, ausência de sanidade.

A Estagiária

Caso a ti destinem um furo de reportagem, finja-se de estagiária de Direito e — sem carteirinha da OAB ou qualquer equivalente judicial — participe do interrogatório criminal mais secreto da cidade.

Polícia Mal-Ajambrada

Se for da brigada policial, encarregada do maníaco arrestar, pose de atordoado, de mal aparelhado e mal treinado, divulgando apenas relatórios inconclusos e retratos falados.

Mais cedo ou mais tarde, os brios e a bravura de heróicos concidadãos tratarão de, por você, trabalhar.

De posse do Motoca, entupa-o de fotos de moças desaparecidas e anuncie vivazmente cada caso que, assim, solucionar.

Chusma Ignara

Se for partidário do preceito bíblico — olho por olho, dente por dente —, junte-se à turba que, volta e meia, cerca o Parque do Estado prometendo o Motoboy linchar.

Atire-lhe sapatos, cintos, guarda-chuvas, cuecas sujas ou qualquer outro pertence apropriado quando ele por lá passar.

Cúpula Estadual e Federal

Agora, se quiser tomar medidas de garantida efetividade, trabalhe pela Educação desse povo e desse país aparvalhado que aí está.

Escolha, nas próximas eleições, dirigentes com o olhar voltado para a Escolaridade, para a Urbanidade e para a Civilidade deste Brasil cansado de esperar.

J. D. Borges